Apple pretende remover o Google do iOS

google-apple
Sabemos que desde o lançamento do Android, a Apple vêm reduzindo a participação do Google no sistema operacional da empresa. A exemplo disso temos a remoção do Gmail e Youtube, aplicativos que vinham instalados por padrão no sistema da maçã. Tem também o Google Maps, substituído por uma versão (não tão boa) própria da empresa.
O único resquício do Google nos dispositivos da Apple é com o Search, que é o motor de busca padrão do iOS. Porém até isso está por acabar. Isso porque o contrato firmado entre as empresas encerrará no início de 2015 e, ao que tudo indica, seria a oportunidade perfeita da Apple se livrar de vez da empresa de Mountain View.
Fontes ligadas a companhia afirmam que a Microsoft e o Yahoo! estariam estreitando os laços com a Apple no intuito de substituir esse motor de busca. Ainda não se sabe à quantas andam as negociações e nem se elas realmente estão acontecendo, mas tudo indica que o Google não terá o seu contrato (muito bem pago) renovado.
É, claramente uma sinuca de bico, pois se isso realmente acontecer, a experiência de uso dos dispositivos iOS pode ser comprometida, tal como aconteceu com a conturbada substituição do Google Maps pelo Apple Maps. Mas, caso seja substituído, temos as duas possibilidades com o Bing, que é o motor de busca padrão do Spotlight no OS X Yosemite, e com o Yahoo!, que agora é o motor de busca padrão do Firefox, da Mozilla.
Há também, embora remota, a possibilidade de a Apple estar trabalhando em uma solução própria para os dispositivos, como fez com o Apple Maps. Mas em visão de desenvolvimento, é muito mais fácil oferecer um serviço de mapas do que um de busca no padrão do Google e Bing. Isso não seria trabalho de apenas alguns meses. Pouco provável, mas não impossível.
E vocês, acham que a Apple deveria substituir o Google pelo Bing ou Yahoo!?
Com informações de MeioBit.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *