Google envia multas para clientes do Google Fiber que baixam pirataria

google-pirata
A gigante Google possui um serviço que oferece conexão de internet de 1 gigabit por segundo nos Estados Unidos, o Google Fiber. O serviço, que custa algo entre US$ 70 mensais, adotou uma prática pouco comum entre as operadoras de internet nos últimos dias.
Usuários alertaram estar recebendo multas e avisos de suspensão do serviço por baixarem conteúdo pirata. Exatamente. Sempre que um cliente do Google Fiber baixa algum conteúdo pirata, a empresa o notifica com uma multa e um aviso de que o serviço será suspenso caso os downloads continuem.
De acordo com alguns usuários, os alertas chegam por email e as multas possuem valores variados, dependendo do conteúdo, mas podem chegar a US$ 300.

Notificação recebida por usuário do Google Fiber. (Imagem: TorrentFreak)
Notificação recebida por usuário do Google Fiber. (Imagem: TorrentFreak)

Na prática, a multa é similar aos casos em que alguma empresa que produz conteúdo identifica o usuário que está baixando seu produto ilegalmente. Neste caso, a multa é repassada ao usuário. Porém as empresas de comunicação atuais se recusam a repassar a notificação aos seus usuários, afinal são seus clientes e sua conduta na rede não lhes diz respeito, a não ser que haja uma ordem judicial para investigar.
A questão é: Por que o Google Fiber estaria fazendo isso? Sendo que a própria empresa sempre saiu em favor dos seus usuários e não das grandes empresas de mídia.
Com informações de TorrentFreak


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *