Windows 10: Tudo o que sabemos até agora

A Microsoft está próxima de lançar a sua nova versão do sistema operacional Windows e, assim como a tecnologia avança a passos largos, o sistema também terá de se adaptar às novidades tecnológicas.
Fiz um resumo de tudo o que já sabemos sobre o novo sistema operacional para você ficar por dentro do que a empresa está preparando.

Índice


O Windows 10

O Windows 10 deve chegar com uma reformulação visual bem intensa, deixando apenas os traços do sistema operacional, como os botões e barras de função. As versões de preview disponibilizadas para desenvolvedores (ou para quem se registrou no Windows Insider Program) já apresentam tais mudanças, com alterações nos ícones principais e a volta do tão aclamado menu iniciar.

Menu Iniciar no Windows 10

Menu Iniciar no Windows 10


O Windows 10 será um sistema multi-plataforma, assim como o Windows 8, mas com diferenças na formulação do sistema. O Windows 8 para smartphones, por exemplo, é um sistema à parte do Windows 8 para desktops e tablets, por exemplo. É um sistema diferente, desenvolvido com uma arquitetura diferente.
Windows Phone 8

Windows Phone 8


Windows 8 (Desktop/Tablets)

Windows 8 (Desktop/Tablets)


Já o Windows 10, não. A princípio, a Microsoft anunciou que os sistemas serão basicamente o mesmo, sendo apenas adaptados para cada tipo de hardware e, não mais, sistemas diferentes como acontecia.
Windows 10 - Integração

Windows 10 – Integração


Cortana

Os Windows Phones possuem um assitente pessoal, similar à Siri do iPhone, e seu nome é Cortana. Esse assistente pessoal é acionado por comandos de voz, dispensando o uso do teclado físico do smartphone, trazendo mais praticidade para algumas tarefas simples, como realizar ligações ou digitar mensagens.

Cortana no Windows Phone 8

Cortana no Windows Phone 8


É uma função bastante útil e que agora estará disponível em todas as versões do Windows 10. O que era exclusividade dos smartphones, agora estará, também, nos desktops e tablets.
Cortana no Windows 10

Cortana no Windows 10


Edge

Já sabíamos que a Microsoft estava trabalhando em um novo navegador para internet e seu codinome era Spartan. Diversas imagens e testes realizados com o navegador foram divulgados, dando a impressão de que a Microsoft estava empenhada em limpar a imagem deixada pelo (tão odiado) Internet Explorer.

Project Spartan

Project Spartan


E, na conferência realizada pela empresa no dia (29)(BUILD 2015), o navegador foi apresentado oficialmente, junto com o seu novo nome e ícone.
Ícone do Edge, novo navegador da Microsoft.

Ícone do Edge, novo navegador da Microsoft.


Lembrou algo? Pois então, apesar dos esforços para limpar os rastros do Internet Explorer, a empresa decidiu que esse será o ícone oficial do Edge, seu novo navegador.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=iH1D31YHsgY]

O Edge traz um novo motor de renderização para as páginas, cujo nome é EdgeHTML, e rodará extensões portadas do Firefox e Chrome.


Os Aplicativos e a Compatibilidade

Ainda, na BUILD 2015, a Microsoft falou sobre os aplicativos do Windows 10 e como fará para que haja compatibilidade entre os aplicativos para Android. Sim, você leu direito, a empresa quer trazer os aplicativos do Android para o Widows 10 nativamente.

Windows Store

Windows Store


Os aplicativos poderão ser escritos utilizando códigos em Java e C++. Outra novidade interessante é que aplicativos escritos com Objetive-C para iOS também poderão ser portados para o Windows 10. De acordo com a empresa, o Candy Crush Saga disponível para Windows Phone na Windows Store, é o mesmo do iOS com uma parcela do código modificada.
Além disso, a Microsoft anunciou dois novos SDK’s para desenvolvimento de aplicativos próprios para o Windows. O primeiro é utilizado para desenvolver os aplicativos que rodam no ambiente clássico do Windows 8 e 7. O segundo será uma alternativa para empacotamento de páginas da web, dando funções nativas do Windows como notificações, blocos dinâmicos e sistema de pagamentos.
As novidades para os desenvolvedores são muitas e incluem o suporte a cobranças pela operadora (nos planos Pós e Pré-pagos) para compra de aplicativos, anúncios de vídeos (mais rentáveis) e um programa de afiliados para a loja do Windows.


A Loja de Aplicativos do Windows

Windows-10-Store
A Windows Store será unificada, ou seja, uma só, disponível para desktops, tablets e smartphones. Os aplicativos e conteúdos multimídia, como filmes, músicas e livros, estarão disponíveis em todas as plataformas.


Continuum for Phones

O Windows 10 para smartphones trará uma função nem tão nova que permitirá seu uso como um computador. O smartphone será capaz de se conectar à uma TV e, com um teclado e um mouse sem fio, poderá ser usado como um desktop. Abaixo você pode ver o vídeo de apresentação com a novidade que, ao meu ver, parece ser bem promissora.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-oi1B9fjVs4&w=560&h=315]


As novidades são muitas e ainda há muita água para rolar até o lançamento oficial do sistema, previsto para o quarto trimestre deste ano, mas estaremos atentos às novidades.
Com informações de Microsoft, Manual do Usuário, Tecnoblog e TheVerge.

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *