Novo Google Sites chegará em breve para empresas

Quem está na internet há mais tempo irá lembrar do Google Sites. O serviço do Google que permite a criação de páginas para a internet foi lançado em 2008, dois anos após a compra da startup JotSpot e, até hoje, não recebeu nenhuma atualização interessante.
O serviço é gratuito e permite a criação de websites completos, além de oferecer 100 MB de espaço em disco para hospedar arquivos e imagens. O desenvolvimento das páginas é intuitivo, mostra exatamente como a página será exibida e permite editar partes específicas do site. Também é possível mapear um domínio próprio, ou seja, utilizar um domínio “.com” ou “.com.br” para o seu site.
Como dito anteriormente, o Google Sites não havia recebido atualizações desde o seu lançamento até hoje, porém isso vai mudar em breve. Informações do próprio Google revelam que o time de desenvolvimento estaria trabalhando em uma nova versão voltada para o mercado corporativo.

O Futuro do Google Sites

Google Sites
O novo Google Sites será integrado com outros serviços oferecidos pela empresa, como o Maps, Drive, Docs e Calendar. A premissa é difundir informações de maneira mais fácil dentro de uma empresa.
O serviço permitirá, assim como anteriormente, a edição com simples arrastar e soltar elementos em uma página. Também será possível que várias pessoas editem um mesmo site, assim como ocorre com documentos no Google Docs.
Também serão oferecidos inicialmente mais de 30 temas prontos para economizar na hora de escolher o layout dos seus dados, todos com design responsivo para funcionarem tanto em monitores de 30 polegadas quanto em smartphones.
De acordo com o Google, o novo Google Sites deve ser lançado em 2017, mas usuários que trabalham em empresas que utilizam o Google Apps e quiserem testá-lo antes, poderão se cadastrar por este site aqui.
Ainda, segundo a empresa, a antiga versão do serviço ficará disponível por mais um ano após o lançamento da nova e, futuramente, oferecerá ferramentas para migrar seus dados de um serviço para o outro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *