Sobre a nova função de "visitantes recentes" do Instagram

A internet tem sido alvo de um punhado de notícias falsas na última semana. Primeiro veio a história de que o WhatsApp avisaria quando alguém tirasse uma screenshot (ou print) da sua conversa, algo como o Snapchat faz quando alguém tira uma screenshot de um snap que você enviou. Obviamente era mentira. O atacado da vez, agora, é o Instagram.
De acordo com o site Portal Atualizado, o mesmo que publicou a notícia do WhatsApp, o Instagram receberia no próximo mês a função de “visitantes recentes”. Função similar a disponível na extinta rede social Orkut, que exibia uma lista com as 5 pessoas que mais bisbilhotavam o seu perfil.

Notícia falsa.
Notícia falsa.

Em um primeiro momento até eu fiquei eufórico com tal notícia, mas alguns segundos bastaram para desacreditar no que eu havia lido. Primeiro porque o site que publicou a nota não divulga nenhuma fonte da informação, segundo porque é o mesmo site da história do WhatsApp.
Uma rápida pesquisa nas publicações do Instagram mostram que, em nenhum momento, os desenvolvedores citam ou anunciam alguma nova funcionalidade. Nos blogs oficiais do aplicativo: também não há nada.
Então por que o site Portal Atualizado postou isso? Provavelmente para causar um burburinho e, como consequência, angariar acessos ao site. Existem muitos sites que trabalham com este tipo de hoax, já manjados por quem entende um pouco mais de tecnologia.
Infelizmente não há como rastrear quem visita o seu perfil no Instagram e qualquer aplicativo que ofereça isso pode estar mal intencionado. Então tome cuidado, procure se informar antes de instalar qualquer extensão no seu navegador ou acessar algum site que você considera suspeito.

Mais Sobre Instagram

Você pode ficar por dentro das novidades sobre o Instagram e outras redes sociais seguindo nosso perfil oficial no Twitter e curtindo a nossa página no Facebook.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *