Venda pode ser única opção para Yahoo

O diretor-executivo do Yahoo, Jerry Yang, que nesta quarta-feira (06/02) disse ainda estudar a proposta de aquisição da Microsoft, por US$ 44,6 bilhões, pode não ter outra escolha.

O segundo mais popular site de busca do mundo disse possuir uma “ampla variedade” de alternativas além de aceitar a oferta de US$ 31 por ação da Microsoft pela companhia da qual foi co-fundador em 1994, disse Yang ontem num e-mail distribuído para 14 mil funcionários. Ele pediu para eles continuarem concentrados enquanto o Yahoo prossegue com sua “estratégia de transformação”.Yang, de 39 anos, pode buscar uma aliança em tecnologia de busca com sua maior concorrente, o Google, convencer um site de rede social como o MySpace, uma divisão da News Corp, a formar sociedade ou procurar outra compradora, disseram os analistas.

Essas opções provavelmente não terão sucesso, disse Andrew Frank, analista baseado em Nova York do instituto de pesquisa Gartner. “Eles terão dificuldade para encontrar outro pretendente que pague esse tipo de ágio“, disse Frank. “As chances são a favor de eles cederem“, disse.

Os investidores da Yahoo, que viram o valor de suas ações cair pela metade nos dois anos que antecedem a proposta, podem preferir vender as ações para a Microsoft do que enfrentar o Google como uma companhia independente, segundo os analistas. Mesmo se Yang se opuser ao negócio, ele e o co-fundador David Filo têm menos do que 10% das ações ordinárias do Yahoo.

Yang disse que ouviu de amigos, colegas e de pessoas no setor sobre a necessidade de fazer o melhor para a companhia e para os acionistas. “Prometo a vocês que o conselho vai fazer isso“, disse ele no e-mail.

Encontrar uma proposta melhor ou uma aliança pode ajudar o Yahoo a recuperar a confiança dos investidores no seu plano de recuperação ou atrair uma oferta superior à da Microsoft. O Yahoo rejeitou os avanços da Microsoft no ano passado.

O Yahoo pode também solicitar ofertas concorrentes à da Microsoft, como da News Corp, grupo do australiano Rupert Murdoch, e da Comcast.

Via: ITWeb

Fonte: PontoXP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *