WWDC 2015: Tem iOS 9, Apple Music e WatchOS 2

wwdc
Na manhã de segunda-feira (8) ocorreu a WWDC 2015 (Worldwide Developers Conference), conferência anual da Apple para desenvolvedores, onde sempre ocorrem anúncios de novos softwares da empresa.
Neste ano, a Apple falou um pouco sobre as novas versões dos sistemas operacionais, serviço de streaming de música, Car Play e Apple Pay.
Abaixo você confere as principais novidades da empresa para o mercado.


iOS 9

A tão esperada atualização do sistema presente nos dispositivos da Apple foi anunciada oficialmente. Uma das novidades do sistema é a Siri, que agora ficou mais inteligente. A assistente pessoal da maçã ganhou um recurso chamado Proactive, que fornece informações úteis e dados contextuais de acordo com a sua localização, similar ao Google Now.
O novo recurso leva em conta seus hábitos, sua localização e as informações salvas no aparelho para exibir dados. É como se agora a Siri fosse realmente uma assistente pessoal. As funções variam desde iniciar um aplicativo de música ao conectar um fone de ouvido, até lembrar você de sair de casa para algum evento marcado no seu calendário.
Vale lembrar que a função não é limitada ao sistema, mas está integrada em diversos outros aplicativos, como no Mail, por exemplo.

iOS 9

iOS 9


Além das novas funções, o iOS 9 traz uma leve repaginada no visual com mudanças até na tipografia básica do sistema.

Outra novidade interessante é para o iPad Air: Agora ele é multitarefa. Exatamente, agora é possível rodar dois aplicativos lado-a-lado no tablet. Com a função Picture in Picture, você pode assistir um vídeo enquanto faz outra coisa. Além disso a tela para alternar entre aplicativos sofreu um update e agora há suporte para teclas de atalho, caso você use um teclado físico.

Sobre o mapas: As rotas de transporte público finalmente chegaram. Mas calma lá, a funcionalidade será restrita inicialmente às cidades de Nova York, Toronto, Londres, Chicago e algumas outras cidades da China. O aplicativo também será capaz de encontrar comércio local com indicador se o estabelecimento suporta o Apple Pay, sistema de pagamentos da Apple.
Mapas aprimorado.

Mapas aprimorado.


Além das novidades visíveis, o iOS 9 demonstra uma melhoria no gerenciamento de energia e desempenho. De acordo com a Apple, o iPhone 6 rodando iOS 9 pode ter a duração de bateria aumentada em uma hora. Outra novidade interessante é que o iOS 9 necessita apenas de 1,3 GB de armazenamento, contra os 4,3 GB da versão anterior.
Como havíamos noticiado anteriormente, o iOS vai mesmo estender a vida útil de alguns aparelhos antigos, incluindo o iPhone 4S. Abaixo, uma lista dos dispositivos que receberão a atualização.
Lista de dispositivos que receberão atualização para o iOS 9.

Lista de dispositivos que receberão atualização para o iOS 9.


Apple Music

apple-music
Os rumores foram confirmados, a Apple anunciou o seu serviço de streaming de músicas. Com a premissa de centralizar o conteúdo produzido pelos artistas, desde clipes e músicas, o Apple Music tem integração com o aplicativo clássico de Música e contará com uma estação de rádio 24h controlada por DJs.
O serviço possui funções exclusivas e algumas já conhecidas, como o “For You”, uma aba com recomendações baseadas nas músicas que você já ouviu e sugestões dos especialistas da Apple. Tem também a aba “Connect”, onde os artistas poderão deixar mensagens para os fãs, divulgar as novidades e postarem fotos. Como dito anteriormente, o Apple Music quer centralizar o conteúdo produzido em um só lugar.
Algumas músicas disponíveis no iTunes também estão no Apple Music, assim como videoclipes. Como nos outros serviços de streaming, será possível compartilhar playlists e baixar para ouvir offline.
Sabe-se que o Apple Music terá um custo mensal de US$ 9,99 para um usuário, dando a opção de um pacote família pelo preço de US$ 14,99, para até seis pessoas.
O lançamento oficial está marcado para 30 de junho, onde o serviço chegará para mais de 100 países. Em princípio a Apple revelou que o Apple Music terá um período de três meses para que o usuário experimente o serviço antes de começar a pagar. O Apple Music estará disponível para iOS, Android, OS X e Windows.
Ainda não há informações de quando o serviço chegará ao Brasil.


OS X – El Capitan

osx-el-capitain
O novo update para o sistema operacional da Apple é focado no desempenho e praticidade, trazendo melhorias para a execução das tarefas. Batizada de “El Capitan”, a atualização chega com novidades que vão desde gestos no trackpad para realizar ações até os Pinned Sites no Safari.

Mac OS X El Capitan

Mac OS X El Capitan


Os Pinned Sites permitem que você fixe determinadas páginas da web no próprio navegador, algo semelhante ao que o Google Chrome faz com o “Fixar Guia”. Outra novidade para o Safari é a possibilidade de silenciar abas que estejam emitindo algum som com apenas um clique.
Recurso de "Pinned Sites" no Safari.

Recurso de “Pinned Sites” no Safari.


O Spotlight também foi aprimorado, tirando o gesso das pesquisas utilizando linguagem formal para tornar a experiência mais natural e próxima da linguagem utilizada pelo usuário no dia-a-dia. Durante a apresentação do sistema, os exemplos citados foram “Documentos que abri em junho” e “emails que ignorei de Phil”, mostrando que a busca realmente funciona de maneira mais informal. Além disso, o Spotlight será capaz de exibir a previsão do tempo, informações sobre esportes e bolsa de valores.
Mac OS X El Capitan

Mac OS X El Capitan


A empresa também apresentou mudanças em outros aplicativos nativos do sistema, como a possibilidade de escrever mais de um email simultaneamente no Mail com a utilização de abas. Outra novidade para o Mail é a possibilidade de executar ações simples, como deletar um email, com gestos no trackpad. Há também mudanças no aplicativos de Notas e uma função para dividir a tela com aplicativos, o Split View. Função essa semelhante ao Snap do Windows.
osx-el-capitan-2
Além das novidades em usabilidade, a Apple afirmou que a maior mudança do Mac OS X El Capitan está no desempenho. De acordo com a empresa, a abertura de aplicativos está 1,4x mais rápida em relação à versão anterior do sistema, o Yosemite. Alternar entre programas também teve a velocidade dobrada.
De acordo com o anúncio, a versão de testes do OS X 10.11 El Capitan estará disponível para desenvolvedores a partir de segunda-feira (8). O beta público chega em julho e a versão final até o final do ano. A atualização será gratuita.


Apple Watch

watch
O relógio inteligente da Apple ganhou uma atualização de sistema e um pacote de desenvolvimento de aplicativos nativos.
O que melhora em relação aos aplicativos de terceiros? O primeiro ponto positivo é que com apps nativos o Watch terá uma resposta melhor em desempenho, levando em consideração que anteriormente os apps rodavam no iPhone, causando lentidão na comunicação entre o smartphone e o relógio.
Com o pacote de desenvolvimento (SDK) será possível criar aplicativos para o Watch utilizando toda a sua capacidade e seus inúmeros sensores, assim como a coroa digital.
O novo sistema do Apple Watch, o watchOS 2, traz uma série de aprimoramentos em relação ao seu antecessor, incluindo novas funções de relógio, recursos de monitoramento de saúde, Apple Pay, melhora na comunicação, Mapas e Siri.
watch2
Com a atualização, o Apple Watch será capaz de mostrar o tempo de um voo, o nível de carga de um carro elétrico e até placares esportivos.

Watch OS 2

Watch OS 2


Há também um novo recurso batizado de “Viagem no Tempo”, que permite avançar e retroceder até 72 horas para ver eventos futuros ou que já passaram.
Viagem no Tempo (Time Travel)

Viagem no Tempo (Time Travel)


Outra novidade é o Time-lapse, recurso que mostra locais famosos de todo o mundo filmados durante 24h. Além disso, o usuário será capaz de escolher uma imagem de fundo, que será sobreposta pela exibição das horas, ou escolher um álbum completo para que as imagens se alternem toda vez que houver o movimento para ver as horas.
Watch OS 2 com plano de fundo.

Watch OS 2 com plano de fundo.


O watchOS 2 para desenvolvedores já está disponível e a versão final deve chegar para os usuários em outubro, como atualização gratuita.


↪ A WWDC 2015 ocorreu na manhã de segunda-feira (8/06) e este texto foi escrito utilizando como base os portais Tecnoblog, Canaltech e Apple Press Info.

Share

You may also like...

2 Responses

  1. 10 de junho de 2015

    […] Apple Music, serviço de streaming de músicas da Apple, foi anunciado na segunda-feira (8) durante a WWDC 2015. Como noticiamos, ainda não havia informações de quando o serviço chegaria […]

  2. 14 de junho de 2015

    […] dispositivos recentes. Além do App Thinning, a Apple revelou que o download da atualização do iOS ficou bem menor que a do iOS 8. Serão necessários apenas 1,3GB, perto dos 4,58GB que eram necessários na última grande […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *