Próximo Windows terá tela sensível ao toque

Microsoft revelou ontem (27) que seu próximo sistema operacional terá interface sensível ao toque. O Windows 7, como vem sendo chamado, contará com sistema “multi-touch”, demonstrado pela companhia durante o evento “Wall Street Journal’s D: All Things Digital”, na Califórnia.

Com a aplicação, o usuário poderá manipular imagens com os dedos ou tocar teclado na tela do computador, por exemplo. Uma demonstração do sistema já está na web.

Bill Gates, co-fundador do gigante da informática, justificou a aposta no “multi-touch”, afirmando que mouse e teclado serão substituídos por formas de interação mais intuitivas. “O papel da fala, da visão e dos gestos será enorme”, afirmou. “A forma pela qual você interage com o sistema vai mudar dramaticamente.”

No mês passado, Gates disse em um seminário em Miami que “em algum momento do ano que vem” poderemos ver o lançamento do novo sistema operacional. Oficialmente, no entanto, a Microsoft diz que o sucessor do Vista chega apenas em 2010.

Mesmo assim, até lá, as opções de sistemas da Microsoft não vão parar no Vista. A empresa anunciou, neste ano, que vai estender, mais uma vez, o prazo de venda do sistema XP. A versão Home Edition poderá ser vendida em PCs de baixo custo até junho de 2010.

A tecnologia multitouch é uma aposta da Microsoft desde 2007. Prova disso é a Surface, mesa sensível ao toque de US$ 10 mil. Ela possui um projetor de imagem, emissores de luz infravermelha e cinco câmeras acopladas a sua base. Quando um objeto como um dedo ou um celular entra em contato com a superfície da tela, isso reflete a luz infravermelha de uma determinada maneira, e a reflexão é captada pelas câmeras da parte inferior.

Reuters
Bill Gates faz demonstração da "TouchWall", outra interface sensível ao toque da Microsoft, durante a Summit
Bill Gates faz demonstração da “TouchWall”, outra interface sensível ao toque da Microsoft, durante a Summit

[.Via Folha Online.]


3 respostas

  1. Oi Rafael!

    Aqui é o Márcio do DeskMundo 🙂
    Visito seu blog diariamente e gosto do conteúdo daqui, mas reparei que seu blog tem forma de um portal.
    Como você consegue isso?

    Obrigado.

  2. Valeu Márcio!
    Com um pouquinho de programação, Query Posts tudo se dá um jeito.
    Só ficar fuçando códigos no Codex que você aprende várias coisas;

  3. Rafael S. Ramos, tentei lhe mandar um e-mail referente a um script que vc criou de newsletter, mas ele volta com erro como faço para falar com vc sobre o script??? abaixo vai o meu e-mail: [email protected]

    Desde ja agradeço pela atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *