USB 3.1 poderá ser encaixado dos dois lados

Em 2013, já haviam informações sobre um substituto ao USB 3.0. O novo conector teria um tamanho reduzido, permitindo a fabricação de dispositivos mais finos e, além disso, o formato do conector seria reversível, ou seja, encaixaria dos dois lados. Certamente evitaria aquela frustração de procurar o lado certo de conectar o USB.
O tempo passou e hoje tivemos as primeiras do que seria o USB 3.1. O novo padrão é bastante similar com o micro-USB, presente na maioria dos smartphones atuais. Além do conector encaixar de qualquer forma, o cabo é idêntico nas duas pontas, diferente do que acontece atualmente, onde uma ponta é micro-USB e a outra USB original. Você pode ver o design do USB 3.1 no render abaixo, liberado pela Foxconn.

USB 3.1 - Imagem: TheVerge
USB 3.1 – Imagem: TheVerge

Vale lembrar que o padrão pode sofrer algumas alterações até o lançamento de fato, mas sabe-se que ele não será compatível com os dispositivos atuais, portanto prepare-se para uma atualização. Há informações de que os novos cabos com esse padrão possuem uma maior eficiência para alimentação elétrica e uma taxa de transferência de dados de até 10Gbs, que pode aumentar com o tempo.
De acordo com o TheVerge, o USB Promoter Group deve publicar as especificações do novo cabo em julho, que é quando os fabricantes devem lançar o primeiro lote no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *