Microsoft, Dell e Intel criam padrão de uso das memórias Flash

Microsoft, Dell e Intel anunciaram um acordo para desenvolver um novo padrão de uso das memórias Flash NAND para aplicações em PC, incluindo aí os discos rígidos e também unidades SSD.

As três empresas assinaram uma folha de especificações e formou um grupo de trabalho que leva o nome de NVMHCI (NON-Volatile Memory Host Controller Interface) e é composto por 35 integrantes. Eles estão desenvolvendo uma especificação denominada NVMHCI 1.0, que regulará a interface, o hardware e o conjunto de comandos responsável pela comunicação entre o hardware e a memória Flash.

Em comunicado oficial, Bob Rinne, diretor-geral da unidade Windows Hardware Ecosystem, da Microsoft, declarou que “estão surgindo várias soluções NAND que pretendem aproveitar melhor as funções de ReadyBoost e ReadyDrive do Windows Vista”. Com isso, segundo ele, “a criação de um padrão de interface comum entre todas, permitirá que estas soluções possam evoluir com eficiência, contando com o devido suporte para integrar-se ao sistema operacional”.

As especificações do NVMHCI 1.0 descrevem uma interface que usa apenas oito comandos, possibilitando que controlador de memória otimize performance e resistência das memórias. O protocolo permitirá ainda que os dados presentes no cache do HD sejam armazenados em uma memória não volátil, por meio de um só controlador.

Para ler as especificações completas do NVMHCI 1.0, clique aqui (em inglês ? PDF)


Foto: Wikipedia [.Via Guru.]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *