O que significa "abertura de lente" das câmeras dos smartphones?

Faz tempo que os telefones celulares deixaram de realizar somente ligações. As câmeras estão presentes nestes aparelhos há mais de dez anos e a evolução destes dispositivos é notável.
Todos os anos as fabricantes lançam novos smartphones com câmeras mais poderosas, com maior capacidade de resolução, modos diferentes de captura, etc. Mas o que, de fato, determina se uma câmera é boa ou não?
Um dos fatores preponderantes que interfere na qualidade das imagens capturadas é a “abertura de lente” da câmera. Você já deve ter visto por aqui que, quando noticiamos um novo smartphone e relacionamos as especificações, geralmente existe um “f” seguido de um número nos detalhes da câmera. Esse “f” é a indicação da abertura de lente.
Essa abertura é o canal por onde passa a luz pela lente. Funciona proporcionalmente ao tamanho, ou seja, quanto maior a abertura, mais luz.
Ah, então é só escolher um smartphone que tenha um número grande do lado do “f”, certo? Errado. Quanto maior o número indicado nas especificações, menor a abertura. Eu sei, é confuso.

Funciona mais ou menos desta forma.
Funciona mais ou menos desta forma.

A abertura influencia diretamente em algumas funções da câmera, como a velocidade de captura, por exemplo. Quanto menor a abertura, mais tempo leva até a câmera capturar luz o suficiente para registrar. Já em uma abertura mais ampla, a quantidade de luz é maior, fazendo com que a câmera não precise esperar para registrar a foto. Isso é um ponto importante para quem gosta de fazer capturas em movimento.
Câmera iPhone
O foco também é afetado pela abertura de lente. Quanto maior a abertura, menor a área de foco. Isso resulta em imagens com profundidade mais rasas, borrando levemente o fundo do que está no foco. Quanto menor a abertura, maior a profundidade e maior a área de foco. As imagens capturadas com essas lentes tendem a borrar completamente o que não está na sua área de foco.
Exemplo de abertura
Logicamente são muitos os fatores a serem levados em consideração para uma boa fotografia, mas a abertura da lente dos smartphones faz uma boa diferença. Combinada com o hardware ideal, é possível fazer fotos excelentes. Mas não se engane, as câmeras dos smartphones ainda estão longe de serem comparadas com câmeras profissionais e só servem para você registrar momentos cotidianos.
No próximo post explicaremos a diferença dos megapixels nas suas fotos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *