Faz tempo que os telefones celulares deixaram de realizar somente ligações. As câmeras estão presentes nestes aparelhos há mais de dez anos e a evolução destes dispositivos é notável.
Todos os anos as fabricantes lançam novos smartphones com câmeras mais poderosas, com maior capacidade de resolução, modos diferentes de captura, etc. Mas o que, de fato, determina se uma câmera é boa ou não?
Um dos fatores preponderantes que interfere na qualidade das imagens capturadas é a “abertura de lente” da câmera. Você já deve ter visto por aqui que, quando noticiamos um novo smartphone e relacionamos as especificações, geralmente existe um “f” seguido de um número nos detalhes da câmera. Esse “f” é a indicação da abertura de lente.
Essa abertura é o canal por onde passa a luz pela lente. Funciona proporcionalmente ao tamanho, ou seja, quanto maior a abertura, mais luz.
Ah, então é só escolher um smartphone que tenha um número grande do lado do “f”, certo? Errado. Quanto maior o número indicado nas especificações, menor a abertura. Eu sei, é confuso.
A abertura influencia diretamente em algumas funções da câmera, como a velocidade de captura, por exemplo. Quanto menor a abertura, mais tempo leva até a câmera capturar luz o suficiente para registrar. Já em uma abertura mais ampla, a quantidade de luz é maior, fazendo com que a câmera não precise esperar para registrar a foto. Isso é um ponto importante para quem gosta de fazer capturas em movimento.
O foco também é afetado pela abertura de lente. Quanto maior a abertura, menor a área de foco. Isso resulta em imagens com profundidade mais rasas, borrando levemente o fundo do que está no foco. Quanto menor a abertura, maior a profundidade e maior a área de foco. As imagens capturadas com essas lentes tendem a borrar completamente o que não está na sua área de foco.
Logicamente são muitos os fatores a serem levados em consideração para uma boa fotografia, mas a abertura da lente dos smartphones faz uma boa diferença. Combinada com o hardware ideal, é possível fazer fotos excelentes. Mas não se engane, as câmeras dos smartphones ainda estão longe de serem comparadas com câmeras profissionais e só servem para você registrar momentos cotidianos.
No próximo post explicaremos a diferença dos megapixels nas suas fotos.
Deixe um comentário