OneDrive: Guardando seus arquivos na nuvem

Você já deve ter ouvido falar de Cloud Computing, certo? O termo faz referência à um modelo não tão novo de tecnologia, mas que permite maior flexibilidade para gerenciar seus arquivos entre diversos aparelhos. Uma vez que você cria ou envia um arquivo para a nuvem, ele estará disponível para que você acesse de qualquer dispositivo conectado à internet.
Basicamente, é isso. É lógico que existem outras vertentes do Cloud Computing, uma delas é a execução de aplicativos e jogos diretamente da nuvem, mas a questão que trago pra vocês aqui é o gerenciamento de arquivos.

Mas afinal, o que é essa “nuvem“?

A nuvem que nos referimos não é nada mais do que um servidor ligado na internet. Quando você envia um arquivo para a nuvem, está salvando esse arquivo no HD de um ou mais servidores conectados na rede, ficando disponível para você sempre que precisar.

Mas isso é seguro?

É difícil afirmar a segurança de qualquer serviço de cloud computing, assim como são seguros e protegidos por senha e criptografia, existem casos isolados de vazamento de dados. Exemplo disso foi o recente do iCloud, serviço de nuvem oferecido pela Apple aos usuários dos seus dispositivos. Terabytes de fotos foram vazadas, incluindo diversas atrizes famosas que possuem um iPhone.
Mas como dito anteriormente, são casos isolados e não é possível apontar qual o serviço mais seguro. Existem alguns que oferecem um plus na criptografia de dados, outros na autenticação segura de dispositivos. Cada um com a sua própria tecnologia.

O Microsoft OneDrive

A Microsoft foi uma das pioneiras em oferecer um serviço de cloud computing para seus usuários com o Windows Live Folders, lá em 2007. O serviço estava disponível para usuários dos Estados Unidos e oferecia 5GB de armazenamento gratuito para quem possuísse uma conta Microsoft. Em 2008 o serviço foi rebatizado para Windows Live Skydrive e chegou no Brasil, já oferecendo 25GB de armazenamento.
Com o lançamento do Windows 8 e a reformulação dos serviços da empresa, a Microsoft decidiu rebatizar mais uma vez o seu serviço que agora responde por OneDrive.
Com o OneDrive é possível armazenar até 15GB de arquivos no plano gratuito e ainda tem um plus de 3GB se você ativar o backup de fotos no seu smartphone, totalizando 18GB na sua conta. Se você precisar de mais espaço, existem planos mensais e anuais por um valor bem atrativo.
O OneDrive possui aplicativos mobile para Android, iOS e Windows Phone. É claro que, além de poder acessar seus arquivos de qualquer navegador de internet, existem aplicativos específicos para Windows, Mac OSX e Xbox, ou seja, você pode gerenciar e compartilhar seus arquivos de qualquer lugar. Além disso, todas as contas do OneDrive incluem uma versão do Office Online, permitindo que você crie e edite documentos em qualquer lugar.

Criando uma conta no OneDrive

Para criar uma conta no OneDrive você deve acessar este site aqui. Na página que abriu, clique no link “Inscreva-se Já” como mostra a imagem abaixo.
1
Na próxima página, insira os seus dados para o cadastro. Você pode utilizar o seu e-mail do Gmail, Yahoo!, ou criar um novo e-mail Microsoft, basta selecionar essa opção logo abaixo do campo para inserir o e-mail. Vale lembrar que será necessário confirmar o endereço de e-mail após o cadastro, portanto insira um que você possua acesso.
2
Após inserir seus dados e enviar o cadastro, será necessário confirmar o e-mail que você informou. Para tanto, a Microsoft enviará uma mensagem automática para o e-mail informado, basta acessar sua conta de e-mail e clicar no link de confirmação.
3
Após verificada sua identidade, você verá a tela inicial do OneDrive. É possível que apareça um mini-tutorial de como usá-lo de forma eficiente, sugiro a leitura para sanar possíveis dúvidas relacionadas ao serviço.

Tela inicial do Microsoft OneDrive

Tela inicial do Microsoft OneDrive


Por padrão o OneDrive cria automaticamente duas pastas: Documentos e Imagens. Você não precisa necessariamente utilizá-las e, se quiser, pode excluir ou renomeá-las.
Para enviar seus arquivos pela interface web, basta clicar em “carregar” na barra superior e selecionar o arquivo ou pasta que você quer enviar. Exatamente, é possível enviar uma pasta inteira também ;). O mesmo acontece para a criação de um arquivo ou pasta, basta clicar no botão “criar” e selecionar o arquivo desejado. Ao selecionar a criação de um documento, planilha ou apresentação de powerpoint, será aberta uma nova janela com o Office Online para a edição do arquivo, mesmo sem que você tenha o Office Instalado no computador que está acessando. No caso de tablet ou smartphone, é necessária a instalação do Office Mobile, que está disponível gratuitamente para iOS e Android.
Criação e edição de arquivos no OneDrive dispensa a instalação do Office no seu dispositivo.

Criação e edição de arquivos no OneDrive dispensa a instalação do Office no seu dispositivo.


Os arquivos criados no OneDrive são salvos automaticamente a cada edição, assim você não corre o risco de perder alguma modificação feita ou texto digitado.

No Windows

O OneDrive possui integração nativa com Windows 8.1, basta acessar o aplicativo e configurar a sua conta. Já nas versões 8 e 7, é necessário baixar o aplicativo. Uma vez configurado o aplicativo, será criada uma pasta do OneDrive no seu computador para a sincronia entre os arquivos. A pasta facilita o envio dos arquivos, bastando colar ou arrastá-los para ela, que fará a sincronia automática com a nuvem.

OneDrive no Windows.

OneDrive no Windows.

No iOS (iPhone/iPad)

Para baixar o OneDrive para iOS basta acessar a AppStore ou clicar aqui. Lembrando que para editar e criar documentos no iOS é necessário instalar o Office Mobile, aplicativo gratuito que pode ser encontrado na AppStore.

No Android

O aplicativo do OneDrive para Android está disponível na Play Store e você pode baixar clicando aqui. Em suma, o app possui as mesmas funções da versão para iOS e também necessita do Office Mobile para a edição e criação de documentos.

Conclusão

O OneDrive é um excelente serviço para você armazenar e acessar seus arquivos onde quer que seja. Desde que você tenha um aparelho com conexão a internet, é possível visualizar, baixar e editar seus arquivos. As vantagens de se usar um serviço como este são muitas, basta você alinhar com as suas necessidades e pronto. Eu, por exemplo, uso diversos serviços similares, mas o OneDrive é o principal deles para armazenar arquivos de trabalho e estudos. Quando preciso compartilhar um arquivo com alguém, basta mandar para o OneDrive e criar um link de compartilhamento, assim qualquer pessoa tem acesso à ele. Há também a possibilidade de você escolher quem terá acesso, escolhendo email de amigos para a autenticação.
Interessou? Basta clicar neste endereço e criar a sua conta: onedrive.live.com

Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *