Gazelle – O Futuro Navegador da Microsoft

Não é novidade pra ninguém que o Internet Explorer é o browser mais utilizado, graças a sua disseminação junto ao sistema operacional Windows da Microsoft. As estatíscas comprovam o que estou falando, o Internet Explorer em sua maldita antiga versão o 6, ainda lidera a lista de browsers mais usados.

Em janeiro de 2009, já podemos perceber a mudança, outros browsers ganharam espaço, porém o Internet Explorer 7 assume a liderança.
Mesmo no topo da lista, o Internet Explorer passou a ser odiado por desenvolvedores web, pois renderiza as páginas de uma forma diferente dos outros browsers, sem contar em algumas falhas nessa renderização. O que isso acarreta? Erros no seu site que só aparecem nele, nos outros browsers ocorre tudo como o esperado.

Com a chegada da versão 7 do IE, a coisa mudou, mas algo quase que insignificante, pois o “hype” do IE 6 continua, então se é da mesma família, o pessoal já diz que é ruim. Porém, o que pouca gente sabe, é que o IE 7 já lê os sites de uma maneira diferente, e vários bugs na leitura foram corrigidos, portanto, o IE 7 não é tão ruim como falam, mas poderia ser melhor se a Microsoft utilizasse um código aberto para ele.


Sabemos que o IE 8 está para ser lançado
, e cá entre nós, quem já testou o browser viu que de todas as versões, com certeza ele é o melhor. Não por ser novo, mas a velocidade aumentou, o carregamento da página é feito de uma maneira diferente, porém funcional, e se o site que você está vendo não suportar a versão, você pode trocar para um modo de compatibilidade. O Internet Explorer 8 trás várias novas funcionalidades, que as desenvolvedoras se prontificaram para implementar em seus browsers.

Mesmo com novas funcionalidades, mais rápido e eficiente, eu deixo uma pergunta no ar:
Será que o “hype” do Internet Explorer vai mudar com a versão 8?

Se não mudar, creio que a Microsoft já terá uma carta na manga para apresentar. Estou falando do Gazelle, o futuro web-browser da empresa. O navegador terá funções de sistema adicionadas a ele, para já garantir uma segurança maior na navegação. Segundo o TechReport da Microsoft Research, o kernel do browser vai atuar como um Sistema Operacional, onde existem múltiplas funções capazes de dividir um website por elementos (a página em si e os plugins existentes). Isso já aumentará e muito a segurança do navegador.

Este recurso não é novidade, como muitos já sabem, ele é utilizado no navegador do google, o Chrome.

Os autores deste estudo, reclamam que desenvolveram um protótipo, o Gazelle, baseado no Internet Explorer. Afirmam que este browser demonstra claramente a filosofia da arquitetura SO de múltiplos processos principais e total compatibilidade com gestão DOM e interpretação JavaScript, já existente no IE.

O que nos resta pessoal, é esperar até que apareça um esboço do que seria este browser, que na minha opinião, seria uma ótima jogada da Microsoft para puxar o tapete da concorrência :P.

Post publicado com o Internet Explorer 8. (Não foi tão ruim assim.)

Share

You may also like...

2 Responses

  1. Bruno disse:

    Discordo , o internet explorer e uma tartaruga e mt lento trava mt e o pior quando ele trava o windows inteiro tb trava , e pelo o amor de deus o ie 7 e melhor que esse ie 8 , acho que vc esta mt enquivocado o melhor, mais rapido e mais seguro continua sendo o mozila firefox .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *