A próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo foi anunciada hoje, (30), em evento pela Microsoft. O novo sistema leva o nome de Windows 10 e será multi-plataforma, ou seja, um único sistema compatível com smartphones e computadores. Ainda de acordo com a empresa, haverá uma única loja, a One Store, para compra e download de aplicativos universais.
Dentre as novidades do Windows 10, temos a volta do tão aclamado menu iniciar, que agora permite que você personalize a exibição dos aplicativos e Live Tiles, como na tela inicial do Windows 8. A pesquisa universal também voltou a fazer parte do menu.
Outra novidade é o gerenciador de múltiplas áreas de trabalho, com ele é possível gerenciar diversos ambientes de trabalho utilizando o novo botão “Task View” ou simplesmente deslizando o dedo para a esquerda. Com a função, é possível ver miniaturas das áreas de trabalho abertas e remover aplicativos. O recurso lembra um pouco o Exposé do Mac OS.
De acordo com o anúncio, a empresa tenta fazer com que os usuários do Windows 7 se sintam mais “em casa” com uma interface familiar. Porém algumas coisas do Windows 8 permanecem, como a “Charm Bar”.
Para usuários de aparelhos touch-screen, boa parte das funções do Windows 8 permanecem, como a tela inicial.
A nova versão do Windows será lançada até o final de 2015, não se sabe quando, mas de acordo com o calendário da empresa, é provável que seja entre setembro e outubro. Em abril, a Microsoft realizará a conferência “BUILD” para dar maiores informações sobre os aplicativos universais.
A partir de amanhã, 1º, a Microsoft liberará a versão de desenvolvimento para download.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=84NI5fjTfpQ&w=560&h=315]