Sobre

História/Introdução ao blog

Originalmente fundado em 2006, o Defender Team era um site simples de um grupo no Google que abordava assuntos relacionados com a tecnologia, segurança e computadores. Grande parte do conteúdo era composta por tutoriais e análises de programas, antivírus, downloads e eventuais notícias sobre internet.
No final do ano de 2007 o site passou por uma pequena reformulação, passando a abordar assuntos relacionados ao desenvolvimento web e programação, enriquecendo ainda mais o conteúdo do site. Porém essa foi uma das fases mais sofridas do blog, quedas constantes no servidor faziam as visitas reduzirem cada vez mais até o ponto onde a empresa que hospedávamos o site fechou as portas e, com ela, o site inteiro foi perdido.

Até então o Defender Team era só um hobby do administrador e que acabou rápido.

Foi então em 2008, com a mesma vontade que tinha tempos atrás, que o então fundador do site resolveu revivê-lo. Com alguma experiência a mais por ter trabalhado com desenvolvimento web, resolveu então transformar o site que era um emaranhado de páginas em php com um pequeno banco de dados, em um blog baseado na plataforma WordPress.
Mudando completamente o rumo e o assunto do blog, que passou a abordar não somente computadores e internet, mas internet e tecnologia geral.

Desde então foi uma pequena luta árdua para manter o blog no ar, tivemos vários problemas e a recusa de colocar anúncios nas páginas começava a ficar distante.

Em 2009 começamos a implantar alguns métodos para gerarem receita e manter o blog vivo. Deu certo e, até hoje, a receita gerada pelos poucos anúncios do blog servem unica e exclusivamente para cobrir os gastos com o mesmo. Hospedagem, domínio, etc.

Podemos dizer que o Defender Team hoje é um blog estabilizado, mesmo com suas poucas visitas não desanimamos no trabalho, continuamos a escrever como se fosse o site mais visitado no mundo e mantendo o nível dos posts.

Atualmente o blog é mantido e atualizado por um pequeno time de três editores, para saber quem são clique aqui.

Plataforma e Códigos

O Defender Team roda sob WordPress, plataforma para criação de blogs robusta e atualmente é a mais utilizada no mundo. Diversos grandes portais utilizam a mesma plataforma.
Junto ao WordPress, alguns plugins complementam as funcionalidades exigidas pelo blog. Dentre os plugins utilizados no Defender Team, podemos citar o Akismet, WP Antivirus, Contact Form 7, LinkWithin, UserAgent Display entre outros que, por motivos de segurança, não podem ser divulgados.

O blog utiliza ainda alguns serviços externos que você pode ver na lista abaixo:

  • FeedBurner – Para gerenciar os assinatnes do feed.
  • TinyPic – Para hospedar algumas imagens e salvar o tráfego do blog.
  • Twitter – Para divulgar os novos posts e fazer contato com os leitores.