CyanogenMod chega ao fim e para onde correr por atualizações

Milhares de usuários foram pegos de surpresa na última semana com o anúncio do fim da Cyanogen Inc, empresa responsável pelo CyanogenMod, ROM Android alternativa que oferecia atualizações mais constantes do que as próprias fabricantes de smartphones.

Desde 2009, os desenvolvedores trabalhavam em cima do Mod para que as novas versões do sistema operacional do Google pudessem ser instaladas em centenas de aparelhos que, por muitas vezes, eram esquecidos rapidamente por seus fabricantes.

Porém isso chegou ao fim, com o anúncio da dissolução da parceria dos dois principais fundadores do projeto: Lior Tal e Steve Kondik. De acordo com o anúncio postado no próprio site (já offline) o suporte seria mantido até 31 de dezembro deste ano mas, por um problema de DNS, foi encerrado no último domingo (25).

O Legado do CyanogenMod

O CyanogenMod é um projeto que possui uma comunidade muito grande para ser encerrado de maneira repentina. Existem dezenas de programadores que trabalhavam arduamente garantindo que a ROM atingisse a maioria dos aparelhos disponíveis no mercado e é isso que prometeram fazer.

Alguns programadores que faziam parte do CyanogenMod já anunciaram a continuidade dos trabalhos com um novo nome: Lineage OS.

lineageos.org – Reprodução

Em seu site, os desenvolvedores prometeram continuar o trabalho do projeto open-source deixado pela Cyanogen Inc. De acordo com o primeiro post no blog do projeto, maiores informações serão divulgadas na próxima terça-feira (27).

Resta saber se estes desenvolvedores conseguirão, de fato, dar continuidade aos trabalhos. É bem provável que não o farão sozinhos, pois existem muitos usuários ativos do CyanogenMod que, certamente, só precisam de uma comunidade central para contribuir com o projeto.

Vale lembrar, também, que o CyanogenMod não é a única opção de MOD para Androids do mercado, porém era a mais famosa e, consequentemente, mais estável. Mas uma busca rápida no Google revela que existem muitas outras builds disponíveis por aí, caso você queira se aventurar.

Quem Escreveu Ver Todos os Posts Site do Autor

Rafael Ramos

Estudante ferrenho de tecnologia da informação, desenvolvedor dedicado, gamer casual, escrevedor compulsivo e musicista. Twitter / Facebook