Categoria - Softwares e Apps

Poly: Uma biblioteca 3D gratuita do Google para VR/AR

A gigante Google lançou nesta semana uma nova plataforma para encontrar e compartilhar objetos em 3D.

Com o nome de Poly, a plataforma funciona como uma biblioteca online para objetos compartilhados que podem ser utilizados diretamente nas suas criações de Realidade Virtual ou Aumentada (VR / AR).

A plataforma foi criada para o kit de desenvolvimento do próprio Google, o ARCore, mas também é possível utilizar os objetos compartilhados nos projetos com o ARKit, da Apple.

Qualquer um pode enviar, baixar ou visualizar os objetos 3D em um navegador, tanto móvel quanto desktop. É possível criar novos projetos baseados nos já existentes da biblioteca e, quando enviados, o Google automaticamente adiciona os créditos ao criador original.

Apesar de nova, a plataforma já conta com um acervo grande de objetos disponíveis. Para acessar, clique no link abaixo.

poly.google.com

Criadores do Vine lançam aplicativo para competir com o Periscope

O Twitter vem sofrendo uma significativa perda de valor de mercado nos últimos três anos, estando longe dos 50 bilhões que valia em 2013, pico máximo do serviço.

Somando isso ao desespero em vender a plataforma, os atuais responsáveis pela rede decidiram encerrar o aplicativo Vine, conhecido por permitir a gravação de vídeos de até 6 segundos. O Vine foi lançado em junho de 2012 e, para época, era uma novidade bastante interessante, atraindo até mesmo atores já conhecidos que faziam esquetes de humor no tempo disponibilizado no serviço, que foi adquirido pelo Twitter em outubro do mesmo ano.

A decisão de acabar com o Vine não foi bem recebida pelo público, porém sabemos que serviços assim não se sustentam por muito tempo sem rentabilidade, ou seja, anúncios ou patrocinadores.

Agora, depois de terem seu projeto finalizado, os criadores do Vine estão se empenhando em uma nova ferramenta aos moldes do Periscope e Facebook Live: O Hype.

A novidade é que o aplicativo permite adicionar algumas perfumarias à transmissão ao vivo, como músicas, animações e até usar imagens do seu smartphone para fazer uma apresentação de slides em tempo real. O funcionamento é similar ao dos concorrentes, notificando os usuários quando alguém inicia uma transmissão para que estes possam interagir.

O Hype foi lançado recentemente para iOS e deve chegar ao Android em seguida.

Novo App do Google permite tirar fotos em 360 com qualquer smartphone

Sprayscape

Recurso antes restrito a alguns smartphones, agora chega em forma de aplicativo para qualquer um. Estou falando das fotos em 360.

Você provavelmente já deve ter visto no Facebook, por exemplo, fotos onde você consegue utilizar o cursor do mouse ou o dedo para olhar em um raio de 360 graus.

Já existem aplicativos experimentais que desempenham essa função, porém são trabalhosos e a qualidade não fica das melhores. E, o engraçado, é que esse novo aplicativo do Google também não foca na qualidade.

O Sprayscape funciona como um app de câmera comum, porém permite que você aponte a câmera do seu celular para diversos ângulos diferentes e depois junte isso tudo em uma foto só. A qualidade, como dito anteriormente, não fica das melhores, porém é uma maneira bacana de compartilhar grandes paisagens.

Inicialmente disponível apenas para Android, você pode baixar o Sprayscape clicando aqui.

Facebook lança aplicativo exclusivo para eventos

O Facebook anunciou na última sexta-feira (7) um novo aplicativo para a rede social. Denominado Facebook Events, o app serve para organizar os eventos que você foi convidado, tem interesse, seus amigos irão ou eventos que as páginas que você curtiu criaram.

Mesmo podendo fazer tudo isso diretamente no aplicativo principal do Facebook, a novidade é que o novo aplicativo traz, também, um calendário para que você possa encontrar eventos futuros em outras localizações caso você esteja em uma viagem.

A novidade está disponível num primeiro momento para iOS aqui, e deve chegar para dispositivos Android em breve.

Os melhores aplicativos para editar suas fotos

Todos gostamos de fotos bonitas, certo? Então que tal dar uma retocada nas suas selfies, melhorar a qualidade das suas fotos e dar um ar mais profissional a elas? É por isso que selecionamos aqui os melhores aplicativos disponíveis para editar as suas fotos.

Snapseed

Snapseed aplicativos para editar fotos O Snapseed é uma poderosa ferramenta de edição de imagens gratuita. Mantido pelo próprio Google, o aplicativo possui diversos filtros prontos a serem aplicados bem como regulagem de luminosidade, cor, tons, textura e estrutura.

Preço: Grátis;
Download: iOS / Android


VSCO

Vsco aplicativos para editar fotos O VSCO além de ser uma espécie de rede social de fotos também possui ferramentas de edição interessantes e que valem a atenção. O aplicativo conta ainda com filtros exclusivos para aplicar diretamente nas suas fotos.

Preço: Grátis;
Download: iOS / Android


Retrica

Retrica aplicativos para editar fotos Você com certeza já viu alguma foto por aí com o logo desse aplicativo estampado. Não é a toa, o Retrica foi um dos pioneiros para edição de selfies. Possui mais de 100 filtros em tempo real para capturar suas fotos.

Preço: Grátis;
Download: iOS / Android


Pixlr

Pixlr aplicativos para editar fotos O Pixlr é um dos editores de imagens mais completos, permite fazer foto-colagens, adicionar legendas e também possui filtros exclusivos. O aplicativo é mantido pela Autodesk, empresa pioneira em software de desenho e responsável pelo famoso AutoCAD.

Preço: Grátis;
Download: iOS / Android


AirBrush

AirBrush Aplicativos para editar selfies O AirBrush é o melhor editor de imagens gratuito para selfies. O aplicativo possui ferramentas capazes de retocar a pele, remover manchas e sinais, clarear os dentes e adicionar filtros para embelezar a sua foto.

Preço: Grátis;
Download: iOS / Android


FaceTune

Facetune Aplicativos para Editar Selfies Similar ao AirBrush, o Facetune é o aplicativo mais famoso para edição de selfies. Possui ferramentas para edição que incluem retoque de pele, clareamento nos dentes, maquiagem artificial e até alinhamento do rosto.

Preço: R$ 9,99
Download: iOS / Android


E você, conhece algum aplicativo deste tipo e quer recomendar? Deixe seu comentário.

Write! Editor de texto minimalista e sem distrações chega ao Mac OS

Tempos atrás eu descobri o Write!, um editor de texto minimalista que cumpre a simples missão de… bem, deixar você escrever. Com o lema de “livre de distrações” o aplicativo permite que você edite seus textos, faça correções, revisões e salve em um formato nativo do programa.

Há também a opção de abas, permitindo que você trabalhe em diversos textos ao mesmo tempo, ou utilize outros espaços para montar rascunhos da forma como desejar.

O Write! é distribuído gratuitamente e, durante uma semana, você experimenta a versão Pro, com funcionalidades extras como nuvem privativa, publicação de documentos online diretamente pelo app e ilimitados “ctrl + z”. Após o período, você fica com a função básica do programa, caso decida não assinar o plano de US$ 4,99 /mês.

O único empecilho do Write! é que ele era distribuído somente para sistemas Windows, deixando os demais usuários de fora da jogada. Como eu disse, era, porquê agora ele está disponível também para Mac OS.

A versão para Mac saiu do beta há 10 dias e pode ser baixada no site oficial do aplicativo, mediante registro. Para acessar, basta seguir o endereço wri.tt.

Os melhores apps para a volta às aulas

A dica de hoje é utilizar a tecnologia ao seu favor nos estudos e isso é possível usando o seu smartphone ou tablet. Exatamente, ele não serve só para jogar e acessar o facebook. Você pode, também, tirar proveito das suas funcionalidades para auxiliá-lo na árdua caminhada rumo ao diploma.

Abaixo selecionei e listei alguns aplicativos interessantes para este trabalho.

Simple Note

simple-noteAnotações rápidas são necessárias e o Simple Note já traz o principal atrativo no próprio nome. Simples e intuitivo, ele permite que você organize anotações por Tags e sincroniza tudo com a nuvem. Você pode logar no website do aplicativo para ver suas notas no computador, por exemplo.
Download: iOS / Android.


SimpleMind

simple-mindEscrever textos, resumos ou desenvolver artigos científicos pode ser muito difícil se não tivermos com a mente organizada. É por isso que é muito importante separarmos algumas coisas e mapearmos as ideias. O SimpleMind serve para isso: criar mapas mentais, estruturar ideias ou simplesmente criar um brainstorm.
Download: iOS / Android.


Dropbox

dropboxO Dropbox é uma maneira fácil de sincronizar arquivos entre seus dispositivos, sendo possível compartilhá-lo com as pessoas que você quiser. Você pode trabalhar em um mesmo arquivo no seu computador, tablet e smartphone, salvando as alterações cada vez que usa. É interessante para acessar seus arquivos também no computador da faculdade.
Download: iOS / Android.


Office Lens

office-lensQuem precisa de scanner em 2016? Com o Office Lens você pode escanear qualquer documento físico utilizando a câmera do smartphone. É incrível como o aplicativo funciona, digitalizando as imagens e selecionando o conteúdo importante para aumentar a qualidade do arquivo.
Download: iOS / Android.


Dicionário da Língua Portuguesa

dicionarioComo todo bom estudante você precisará escrever e de maneira correta. Com este aplicativo você tira qualquer dúvida que possa surgir sobre as palavras e regras do novo acordo ortográfico que passou a vigorar, pra valer, neste ano.
Download: iOS / Android.


Tem alguma sugestão de aplicativo que possa ajudar nos estudos? Deixe nos comentários ou envie para [email protected]

Who’s Down: Novo aplicativo do Google para… você sabe

Sem fazer alarde algum o Google lançou um aplicativo chamado “Who’s Down” para iOS e Android. Tendo em vista o histórico de aplicativos lançados pela empresa, talvez esse não seja bem o que estávamos esperando.

Who’s Down

whosdownO Who’s Down é um aplicativo simples que permite localizar amigos que estejam disponíveis para sair, ir a um bar, fazer um lanche e até… você sabe.

O funcionamento é bem simples, você seta a sua disponibilidade e se algum dos seus amigos também estiver disponível, ele pode falar com você por um chat para ajustar os planos.

Você pode também definir a sua disponibilidade como “cinema”, “café” ou até… você sabe.

O aplicativo está em fase de testes e só pode ser acessado via convite, então você vai ter que esperar mais um pouco para… você sabe.

Who’s Down: AndroidiOS

↪ Com informações de The Next Web

Aplicativo Waze é atualizado e ganha novo visual

O Waze, aplicativo de navegação/gps, tornou-se popular em pouco tempo de vida. Pela sua facilidade de utilização e funções específicas, o app ganhou sua base de usuários rapidamente.waze-4

Adquirido pelo Google em 2013, o app nunca havia sofrido uma atualização drástica, somente correções de erros e melhoras de desempenho foram lançadas pela empresa até então. Mas, com a chegada da versão 4.0, isso mudou.

Com melhoras significativas e um novo visual, o Waze promete facilitar a navegação com seus alertas e compartilhamento. De acordo com o Google, os passos para navegação foram reduzidos ao máximo para tornar a experiência mais simples.

No vídeo é possível ver algumas das novidades mais marcantes além da atualização no design. Uma das novidades não mostradas no vídeo é a redução no consumo de bateria, ponto importante pra quem usa gps no smartphone.

O novo Waze 4.0 já está disponível para iOS aqui e logo chegará para Android. Não, ainda não sabemos quando, mas breve.

Socializer: O novo app de mensagens da Samsung

Vocês lembram do ChatON? Eu refresco sua memória. O ChatON era um aplicativo de mensagens instantâneas anunciado pela Samsung em 2011 e que chegou a possuir versões para Android, Windows Phone, iOS e Brackberry. Competindo com o WhatsApp, o serviço foi descontinuado em março deste ano.

Eu sei o que você está pensando. A Samsung não teve o apelo necessário para disseminar o seu aplicativo tendo tantos concorrentes bons, como Viber, WhatsApp e Telegram. Mesmo tendo um número considerável de usuários, graças a pré-instalação feita nos smartphones da empresa, o mensageiro foi fadado ao fracasso em pouco tempo. Será que ela desistiu?

Não. Sem fazer alarde, a empresa disponibilizou na Play Store o Socializer, o que parece ser o revival do ChatON.

Eu também não sei o que está escrito aqui.

Eu também não sei o que está escrito aqui.

O aplicativo nada mais é do que um porte do Telegram, mensageiro conhecido por sua segurança e privacidade (meu favorito) e que, além de tudo, é open-source.

O aplicativo já está disponível na Play Store, como dito anteriormente, e você pode encontrá-lo aqui.

Moments: Novo aplicativo de fotos do Facebook

Reconhecimento facial não é uma tecnologia nova, mas atingiu um patamar surpreendente de funcionalidade nos últimos dias. Baseado nela, o Facebook anunciou o aplicativo Moments.

O funcionamento é básico: o aplicativo faz uma varredura na biblioteca de imagens e, com o reconhecimento facial, relaciona as fotos de acordo com seus amigos. Caso seu amigo possua o aplicativo, a foto vai direto para a coleção dele. Caso ele não possua, uma mensagem com um link para download do aplicativo é enviada pelo messenger.

A premissa do serviço é facilitar o compartilhamento das fotos com seus amigos. Muitas vezes tiramos fotos que nunca viram a luz do dia, ficam esquecidas nos álbuns do smartphone ou no backup na nuvem. São essas fotos que devem ser compartilhadas com seus amigos, caso eles apareçam nelas.

moments1

As coleções são baseadas na data em que as fotos foram tiradas, local ou por pessoas que aparecem na foto. Tudo organizado.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas o serviço ainda não chegou ao Brasil. Ainda não há informações de quando ele será lançado oficialmente por aqui, mas de acordo com o Facebook “o time está trabalhando para disponibilizá-lo o quanto antes em outros países”.

↪ Com informações de: The Verge

Unseen: App de postagens anônimas chega ao Brasil

Vocês lembram do Secret? É impossível falar do Unseen sem mencioná-lo, até porquê o mecanismo de funcionamento é praticamente o mesmo. A diferença é que o Unseen é baseado por local, já o Secret montava o círculo de mensagens com base nos seus amigos do Facebook.

Sobre o app

Criado pela startup norte-americana Bearch, o aplicativo permite que usuários de uma mesma universidade compartilhem mensagens, fotos e gifs de maneira anônima. Tudo é montado em uma timeline local, porém você pode consultar as mensagens dos usuários de universidades próximas a sua.

Em um mundo cada vez mais conectado, por que uma rede social “anônima”? A resposta está na própria pergunta. O Unseen veio para permitir que as pessoas compartilhem seus pensamentos e ideias sem que haja toda aquela exposição desnecessária das redes sociais convencionais. Sabemos o flame que é gerado quando algumas opiniões divergem no Facebook, por exemplo.

Essa é a premissa: Permitir uma socialização sigilosa.

Diferente das redes sociais, no Unseen não é necessário que seja criado um perfil, você não tem amigos, conexões ou seguidores. A proposta é não ter regras, redes ou desculpas. Os usuários que comentam as publicações recebem um avatar aleatório que serve somente para aquela publicação. Quando se comenta em outro post, o avatar muda.

Não é possível rastrear mensagens ou traçar um histórico de postagens de um usuário específico. Porém, é possível conversar com os outros usuários via chat privado, anonimamente, é claro.

A “Timeline”

O Unseen não permite postar imagens da galeria do smartphone, ou seja, somente imagens tiradas com o aplicativo são permitidas. Isso é uma tentativa de trazer conteúdo vivo para dentro do app, sendo possível somente postar coisas em tempo real. As publicações representam momentos reais e cotidianos, mostrando o que está acontecendo sem que as pessoas precisem se preocupar com imagem.

Privacidade

No Unseen não há inscrição, nome, login ou senha. Ao instalar o app você seleciona a sua universidade (ou a que você deseja fazer parte) e pronto. De acordo com os desenvolvedores, as mensagens são criptografadas e apenas o receptor tem acesso. O conteúdo compartilhado de forma privada só pode ser visto uma única vez pelo usuário e não fica armazenado, sem a possibilidade de resgatar algum registro.

Desenvolvedores

O app foi desenvolvido por Michael Schramm e Munjal Budhabhatti, co-fundadores da Bearch, empresa baseada em Austin, Texas. Em pouco tempo o Unseen alcançou público suficiente para estabelecer de vez a startup e atrair investidores. Inicialmente lançado nos Estados Unidos, o app já está disponível no Canadá e, como parte da estratégia de expansão, a empresa abriu um escritório em Porto Alegre – RS, no final de 2014, para o lançamento oficial no Brasil.

Download

iOS (iPhone / iPad) / Android