Categoria - Geral

Naviator: Um drone anfíbio que dá medo

Drones são a sensação do mundo tecnológico há alguns anos, mas pare para pensar quantos dispositivos foram perdidos por falta de habilidade do condutor ou por simplesmente caírem na água. Isso acontece com mais frequência do que você imagina.

Agora imagine um futuro ideal onde exista um drone capaz de voar e nadar. Bom, ele já existe.

Estudantes e pesquisadores da Universidade Rutgers, de New Jersey, resolveram acabar com o problema de uma vez por todas e acabaram criando algo próximo do apocalipse.

Trata-se do Naviator, um drone capaz de voar como qualquer outro, porém o dispositivo é capaz também de nadar. O projeto, liderado por Javier Diez, professor do departamento de engenharia mecânica e aeroespacial da universidade, é financiado pela Marinha Americana e pode contribuir não só para fins militares, como busca e salvamento, mas também para investigações sobre vazamentos de óleo.

Diez afirma que o protótipo é funcional, mas que trabalha para encontrar uma solução para a comunicação com o dispositivo quando o mesmo estiver submerso, já que as ondas de rádio não são efetivas para tal. Por enquanto o aparelho funciona com uma conexão direta ao controlador.