A Microsoft afirmou nesta quinta-feira (21) que tornará disponível elementos tecnológicos centrais de alguns de seus softwares mais vendidos para aumentar a interoperabilidade de seus programas com produtos rivais e de clientes.
Para facilitar essa conexão, a empresa publicará em seu site informações importantes (API, sigla em inglês para interface de programação avançada) sobre o funcionamento do sistema operacional Windows Vista e dos programas Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint Server 2007, bem como todas as futuras versões desses produtos.
A Microsoft também comprometeu-se a não processar programadores de software livre pelo desenvolvimento ou distribuição não comercial de produtos que usem as informações que está liberando.
Já a Comunidade de software livre mostra pouca crença no anúncio de aproximação, tido como estratégia de marketing da Microsoft.
Falar é fácil!. Se houvesse um ditado para resumir a postura de representantes da comunidade de software livre! após a Microsoft dar indícios de aproximação nesta quinta-feira (21/02), seria, facilmente, este.
“Precisamos ver a qualidade da documentação e quais vão ser as formas de licenciamento. A interoperabilidade tem que ser absolutamente livre para uso e desenvolvimento sem pagamento. Qualquer obstáculo no caminho pode ser uma barreira para a inovação”.
Fonte: MundoWEB